As Pessoas nas Organizações
É um lugar-comum ouvir que as pessoas são o ativo mais importante de uma organização mas na prática será que os comportamentos dos gestores/ responsáveis das empresas mostram isso? Que boas práticas evidenciam que mostram que estão alinhados com este princípio?
A Gestão das Pessoas é muitas vezes confundida com a Gestão dos Recursos Humanos o que na realidade, do meu ponto de vista, não é a mesma coisa.
A Gestão de Recursos Humanos assenta num conjunto de técnicas e metodologias que o profissional de Recursos Humanos utiliza com o objetivo de valorizar os profissionais da empresa. A Gestão de Pessoas tem como objetivo último humanizar a empresa. É um processo que envolve a participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de todos os colaboradores da empresa. Este setor tem uma grande responsabilidade na formação dos colaboradores e por isso um enorme impacto no crescimento da empresa e na sua sustentabilidade.
Pensar as pessoas é pensar o seu desenvolvimento e oferecer o suporte necessário para que estas desenvolvam as suas habilidades e aptidões. É permitir que elas cresçam em função das suas singularidades tirando partido do que melhor têm. E é garantir que elas dão o melhor de si.
Também é verdade que as pessoas quando sentem que as empresas se preocupam com o seu crescimento e bem-estar aumentam os níveis de compromisso com elas próprias, com as equipas em que estão integradas mas sobretudo com a empresa.
Assim, a aposta nas pessoas causa um impacto positivo nas equipas e isso reflete-se nos resultados da empresa porque os bons resultados adquirem constância e isso traduz-se numa eficácia generalizada na empresa.
Já é óbvio que as empresas necessitam de profissionais que as ajudem a implementar boas práticas de Gestão de Recursos Humanos mas tem que ser igualmente claro que para obtermos o melhor das pessoas, estabelecermos os melhores vínculos emocionais com elas e conseguirmos o seu compromisso máximo também é imprescindível ter um sistema eficaz de Gestão de Pessoas e para isso as organizações necessitam de pessoas com know-how e experiência que as ajudem.
As pessoas são os recursos mais complexos da empresa. Têm por isso que ser geridas por profissionais com competência técnica para o efeito.
Apostar nas pessoas é sempre uma aposta ganha.