Como comunicar eficazmente?
Alguma vez trabalhou com alguém que insiste em ocupar a sua manhã para contar histórias do fim-de-semana OU alguém que raramente diz um “olá” antes de pedir um relatório?
Todos nós interagimos com pessoas que têm perfis de comunicação diferenciados seja no campo pessoal ou profissional – e é a capacidade de reconhecermos os nossos estilos tão bem como os das outras pessoas que nos torna comunicadores eficazes.
Se pensarmos na atividade sensorial e nervosa do ser humano, é através da comunicação entre as várias partes que é exprimido o que se passa no sistema. A espécie humana procura comunicar-se intensamente com outros porque necessita participar ativamente na sua própria evolução biológica. Contudo, esta é apenas uma parte do conceito pois a comunicação não se resume a impulsos nervosos.
Existe, por exemplo, o lado emocional que contribui para a formulação das ideias.
Comunicar vem do latim communis dando ideia de comunidade e significa participação, troca de informações, tornar comum aos outros ideias, desejos e estados d’alma – este conceito preza o fato das pessoas se poderem entender, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado.
Baseada na cooperação, a comunicação, no seu conceito histórico, funciona como instrumento de equilíbrio entre a humanidade, neutralizando forças contraditórias. Desse ponto de vista, o conceito propicia o resgate diacrónico imprescindível ao avanço do homem em direção ao futuro (e ao sucesso).
A Humanidade têm necessidade de estar em constante relação com o mundo, e para isso usa a comunicação como mediadora na interação social, pois é compreensível enquanto código para todos que dela participam. Quanto mais complicada se torna a convivência humana, mais se faz necessário o uso adequado e pleno das possibilidades de comunicação.
E é aqui e se revela a importância do conhecimento dos vários estilos comportamentais das pessoas que nos rodeiam, pois, a maneira como cada uma prefere dar e receber informação varia de uma pessoa para a outra, muitas vezes, baseada num estilo dominante.
Para melhorar a comunicação em contexto profissional recomendamos:
- Procure saber o seu perfil comportamental e dos seus colaboradores/colegas para criar autoconsciência;
- Tire tempo para APRENDER e COMPREENDER os estilos dos outros e faça um esforço para compreender e se aproximar da forma de comunicação que eles preferem;
- Faça, com os membros da sua equipa, uma lista de POSITIVOS (coisas que são valorizadas) e NEGATIVOS (coisas a não fazer) na comunicação ou na forma de comunicar auxiliados pela metodologia de Coaching.
Em resumo aconselho que esqueça a frase “devo tratar os outros como EU gosto de ser tratado” e substitua por “devo tratar o outro como ELE/A gosta de ser tratado/a”.
Faça parte do grupo de pessoas que tem o desejo de serem mais eficazes e eficientes e, em última instância mais felizes com a sua comunicação.