A Gestão de Equipas é um termo adaptado da terminologia do desporto, onde todos os membros de uma equipa esforçam-se em conjunto para alcançar um objetivo comum.
A força e o compromisso de cada membro são essenciais para a continuidade de um membro da equipa uma vez que além de cada individuo trabalhar para si mesmo, também trabalha para os seus colegas de equipa por forma a crescerem em conjunto.
Partilham os mesmos problemas e o mesmo sucesso, não existem culpados individuais e as soluções para os problemas são procuradas em conjunto. É importante os membros de uma equipa reunirem, discutirem e trabalharem em conjunto para este objetivo comum e é da responsabilidade de todos e cada um contribuir ao seu melhor nível para realizar a tarefa atribuída dentro do prazo previsto uma vez que as performances individuais não são tão relevantes em equipa e se qualquer individuo não cumprir com a sua parte, toda a equipa estará em perda.
Mas nem sempre encontramos as equipas a funcionarem desta forma: como equipas. O que vemos na maioria dos casos são grupos com várias pessoas a trabalharem no mesmo local, com esforços individuais e sem ligação aos outros membros.
A diferença entre um grupo e uma equipa são as sinergias que se criam com a coesão estabelecida entre os membros que resulta de fortes ligações e atração entre todos.
Os membros de uma equipa devem complementar-se e ajudar-se mutuamente sempre que necessário.
Mas para que isto aconteça, e principalmente se estivermos a gerir uma equipa com eficácia, é importante mudarmos os nossos comportamentos e adaptarmo-nos aos dos outros para criar ligações mais fortes.
Devemos então estudar quais são os nossos padrões de comportamento e os dos membros da nossa equipa para que possamos compreender qual a melhor forma de adaptar e incutir estilos de comportamento por forma a maximizar a produtividade de toda a equipa.
O DiSC assessment é um modelo comportamental que examina o comportamento dos indivíduos no seu ambiente ou noutro contexto e que os agrupa em quatro grandes estilos com características específicas que os distinguem dos outros e, assim, nos permitem conhecer o padrão comportamental de cada um.
Com a ferramenta DiSC vai aprender mais sobre si e sobre os outros, o que vai permitir perceber como lidar com situações onde as relações interpessoais são fator preponderante ou ajudar a compreender como uma pessoa seria suscetível a reagir em situações específicas de equipa, gestão ou liderança, tendo em conta o seu estilo DiSC.