A MAGIA EXISTE…
As organizações reconhecem o poder do coaching para alavancar o desenvolvimento dos seus recursos humanos que se traduz em resultados.
Mas tem de ser claro para todos que isso só acontece quando as pessoas estão certas dos seus objetivos e, por isso, estão motivadas. São os objetivos que alimentam a automotivação.
Por isso, a motivação do trabalhador não pode depender da motivação do seu líder, assim como a motivação do aluno não pode depender da motivação do professor ou a motivação do atleta depender da motivação do treinador. Por outro lado, o colaborador não pode achar que se vai sentir magicamente motivado quando inicia um processo de coaching.
Em termos científicos, o coaching é definido como um processo que contribui para a transformação dos indivíduos, bem como a sua reflexão sobre a visão do mundo, além do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e capacidades (Krausz, 2007).
A essência do coaching consiste em libertar o potencial de uma pessoa para aumentar ao máximo o seu desempenho, ajudando-a a aprender em vez de a ensinar.
Para algumas pessoas é algo mágico que revolucionou as suas vidas. Mas é bom que fique claro que quem faz a magia não é o coach, mas a própria pessoa.
Assim sendo, os coaches não desenvolvem as pessoas, equipam as pessoas para se desenvolverem a si próprias. É um processo de aperfeiçoamento e superação profissional e pessoal, baseado especialmente na aprendizagem-ação.
Este é um excerto do artigo de opinião da autoria da Drª Paula Rocha, CEO da KEEP Corporate e Presidente do Grupo Português de Coaching. O artigo foi publicado na integra pela “PESSOAS”, mais antiga revista sobre Gestão das Pessoas em Portugal, disponibilizada semestralmente pela APG (Associação Portuguesa de Pessoas).
Torne-se sócio da APG e veja este e outros artigos na integra: Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas
Esta temática interessa-lhe e quer saber mais?
Consulte a nossa Certificação Internacional em Coaching: Coaching – Keep Corporate
. http://www.diggerslist.com/6720cc4408b2b/about .