Hoje em dia somos bombardeados com más notícias, com pressões (quer pessoais quer profissionais), o que faz com que as pessoas estejam em constante stress (o que passou a fazer parte da sociedade atual).
O stress nem sempre é mau. Na dose certa, ajuda a terminar tarefas ou trabalhos importantes, e serve como motivação para o indivíduo dar sempre o seu melhor. O desafio na atualidade é deixar de estar sempre neste estado pois torna-se perigoso e as consequências são visíveis quer no corpo, quer na mente.
O estudo de T. De Vriendt (Sep,2009) identificou claramente ligações entre a obesidade e o stress diário nos jovens. Em 1994, M. Gotz defendia e provava, que a elevada exposição ao stress levava à libertação de radicais livres no corpo humano responsáveis por desenvolver diversas doenças crónicas mais tarde, como por exemplo o Alzheimer.
Para ser mais fácil perceber se estou sobre elevados níveis de stress, ficam aqui alguns dos principais sintomas e sinais de alerta:
Sintomas cognitivos
- Problemas de memória
- Dificuldade em concentrar-se
- Decisões erradas frequentes
- Vê sempre o lado negativo
- Ansioso ou pensamentos acelerados
- Preocupação excessiva e constante
Sintomas emocionais
- Mau humor
- Irritabilidade ou pouca paciência
- Agitação, incapacidade de relaxar
- Sensação de sobrecarga
- Sentimento de solidão e isolamento
- Depressão ou infelicidade geral
Sintomas físicos
- Dores
- Diarreia
- Náuseas, tonturas
- Dores no peito, taquicardia,
- Perda de libido
- Constipações frequentes
Sintomas comportamentais
- Comer demais ou de menos
- Dormir demais ou muito pouco
- Isolar-se dos outros
- Procrastinar ou negligenciar responsabilidades
- Consumir álcool, cigarros ou drogas para relaxar
- Hábitos nervosos (por exemplo, roer unhas)
Causas de stress
Normalmente associamos o stress a algo negativo, como uma agenda de trabalho desgastante ou um relacionamento muito complicado.
No entanto, qualquer coisa que coloca exigências elevadas sobre o indivíduo e a sua vida ou provoca um grande desequilíbrio no estilo de vida, pode ser bastante stressante. Isso inclui eventos positivos como casar, comprar casa, ir para a faculdade, ou até mesmo, ser promovido.
Além disso, temos de ter em conta que o stress depende da perceção de cada indivíduo. Uma coisa que é stressante para uma pessoa, pode não o ser para outra. Desta forma, só podemos identificar a causa de stress da pessoa analisando a sua perceção da realidade. Perante uma situação considerada stressante para uma pessoa, pode ser considerada divertida para outra.
Como lidar com o stress
Se está constantemente deprimido(a) ou demasiado cansado(a), este é o momento de tomar medidas para encontrar o equilíbrio que tanto precisa e quer.
Percebemos claramente que, se não fizermos nada de diferente, teremos os mesmos resultados, dia após dia, e condicionaremos as nossas relações, pessoais e profissionais, que por sua vez influenciarão as nossas atividades e/ou até a permanência na empresa onde trabalhamos atualmente.
Sabemos que o controle das emoções, a gestão e aprendizagem de novos comportamentos, bem como alguns momentos de prazer em excelente companhia irão condicionar essa gestão e levar-nos-ão ao sucesso que procuramos. Deveremos sempre ter em conta a definição de objetivos e metas, associado a uma disciplina férrea e ao foco na melhoria continua dia após dia.
“O stress é como uma especiaria – na proporção certa potencia o sabor de um prato. Se for pouco, o resultado é uma refeição desenxabida; em demasia, pode sufocá-lo.”
– Donald Tubesing
Comecemos então por praticar. Partilho aqui algumas dicas.
Dicas para uma melhor gestão de stress
- Identificar as fontes/causas de stress
- Avaliar situação profissional
- Escolher fazer o que gosta;
- Elaborar um plano de ação;
- Definir prioridades;
- Simplificar a sua vida
- Respeitar os limites;
- Manter o foco;
- Reservar tempo para si;
- Desenvolver relacionamentos positivos
- Ser agradecido(a)
Liberte-se do Stress, seja mais feliz e aproveite para encontrar o seu equilíbrio.